sábado, 14 de outubro de 2017

[2ª Fase] Habilitação Especial para PNE (PCD)

Terminada a 1ª fase de laudo e exames, minha jornada agora era achar uma autoescola especializada para mudar minha habilitação. Como não consegui indicação de ninguém, entrei no google, pesquisei o telefone e fui ligando para várias autoescolas e decidi fazer com a Javarotti Pinheiros daqui de São Paulo, fui muito bem atendido e percebi que estavam ali pra me ajudar.

De início o contato foi por telefone, tiraram minhas dúvidas sobre preços (R$ 700,00) e prazos, então me pediram que enviasse por e-mail uma foto do laudo e exames para que eles pudessem passar para o médico do Detran-SP e ter certeza que meu problema de saúde daria direito às isenções. E assim eu fiz, fotografei tudo, mandei por e-mail e dentro de uma semana a autoescola Javarotti entrou em contato dizendo que a doença daria direito e que eu já poderia começar o processo.

A própria autoescola agendou no Detran-SP do metrô Marechal para dar entrada na mudança da habilitação. Cheguei no horário, apresentei a documentação (RG, CPF, comprovante endereço e cópias), tirei foto, as digitais, enfim, foi rápido e simples. Para o mesmo dia, foi agendado também o psicotécnico e a consulta com o médico do Detran-SP, que, por sorte minha, ficava no prédio ao lado do Detran-SP. Passei no médico, apresentei os exames e o laudo da minha médica, ele analisou, fez perguntas sobre minhas dores, carimbou, datou e assinou. No psicotécnico não foi diferente, um teste simples e mais carimbos, assinaturas e datamentos.

Feito isso, voltei à autoescola com todos esses documentos e planilhas assinados e carimbados pelo médico e psicotécnico. Marquei minhas aulas práticas, foram 3 sábados totalizando 5 aulas e então a prova prática que eu achei que nunca mais na minha vida precisaria fazer (risos). A prova foi marcada lá no Shopping Aricanduva, quem é de São Paulo sabe como é. No local da prova prática, primeiro tive que passar por outro médico do Detran-SP, apresentei novamente os exames, expliquei o problema para ele e o resultado foi o esperado: carimbadas, assinaturas e datas. Em seguida, fiz a prova prática que foi tensa, claro, mas passei de primeira e em uma semana a habilitação nova estava nas mãos.

Estava ansioso pra saber o que tinha de tão especial nesta nova habilitação, e então percebi alguns códigos na parte de trás no campo Observações: "A; D; F" e isso era a única diferença para a habilitação velha, foi aí que pesquisei na internet e descobri que existe uma tabela de códigos e que o 'A' significa que não posso dirigir sem óculos, esse código eu já tinha na velha e nem sabia (risos). O 'D' significa que é obrigatório o uso de carro automático e o 'F' é obrigatório direção hidráulica.

Agora, com habilitação nas mãos, precisei ir para a 3ª fase, a documentação para solicitação de isenção. Esta fase será descrita na minha próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário